Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Ibope constata: apoio de Bolsonaro a candidatos a prefeito mais atrapalha do que ajuda

Ibope constata: apoio de Bolsonaro a candidatos a prefeito mais atrapalha do que ajuda

Respaldo bolsonarista é negativo para 47% e positivo para apenas 22%
publicado 22/03/2020
Comments
Untitled-16.jpg

(Foto original: Marcos Corrêa/PR)

O apoio de Jair Bolsonaro a algum candidato a prefeito de São Paulo mais atrapalha do que ajuda. É o que aponta pesquisa Ibope divulgada neste domingo 22/III pelo Estadão.

“Caso um candidato a prefeito, independentemente de quem seja, tivesse o apoio do presidente Jair Bolsonaro, isso aumentaria, diminuiria ou não afetaria a sua vontade de votar nesse candidato?”, questionou o Ibope a 1.001 paulistanos. O respaldo bolsonarista teria efeito negativo para 47% dos eleitores e positivo para apenas 22%.

Para 41%, o apoio declarado de Bolsonaro “diminuiria muito” a intenção de votar no candidato favorecido, e para 6% “diminuiria um pouco”. Apenas 17% responderam que “aumentaria muito”, e 5% que “aumentaria um pouco”.

Os segmentos que menos o consideram um bom cabo eleitoral são o dos mais pobres e o das mulheres. Quase metade das eleitoras e parcela similar dos que se encontram na base da pirâmide de renda veriam como negativo o apoio do presidente da suposta República.

Em tempo: segundo levantamento do Ibope, Celso Russomano (Repulicanos) lidera as intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo (24%), seguido pelo atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), com 18%. A seguir vêm Márcio França (PSB) e Guilherme Boulos (PSOL), com 9% e 6%, respectivamente.  Ainda aparecem Andrea Matarazzo (PSD) e Arthur do Val (Patriota), ambos com 3%, e Jilmar Tatto (PT) e Joice Hasselmann (PSL), com 2%. Os que afirmam pretender votar nulo ou em branco são 27%.