Jandira: PCdoB não muda de nome. Tenho orgulho de ser comunista!
(Crédito: Gustavo Lima/Agência Câmara)
A líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (PCdoB), explicou neste sábado 28/XII a polêmica em torno de uma possível mudança de nome do Partido Comunista do Brasil, que passaria a se chamar "Movimento 65" e traria, no lugar do vermelho, as cores verde e amarelo. Em entrevista ao UOL, Jandira cravou: "nosso partido não vai mudar de nome. Tenho muito orgulho de ser comunista".
Ela revela que há uma iniciativa para criar dois caminhos de formação de lideranças: um para quem quer atuar na política não-partidária (a Plataforma dos Comuns) e outro para aqueles que pensam em se candidatar (o Movimento 65). Ambos terão cursos presenciais e online. "O Renova BR tem seus cursos e quando a gente faz todo mundo estranha...", brinca.
A Plataforma dos Comuns, segundo Jandira, é "para que as pessoas entendam o que nós pensamos, o que achamos do momento político, quais são nossas propostas e as nossas plataformas".
E o passo adiante:
"As pessoas que se identificarem vêm para o Movimento 65 e podem ser candidatas pela nossa legenda".
Ou seja, como explica Jandira, a Plataforma dos Comuns "é uma coisa mais ampla que o partido, pode ter integrantes que são ou não do partido". Já o Movimento 65 "é uma filiação à legenda".
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |