Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Jornal francês detona Bolsonaro: "será o responsável quando os mortos se acumularem"

Jornal francês detona Bolsonaro: "será o responsável quando os mortos se acumularem"

Obsessão pela "economia" é aposta maluca
publicado 12/04/2020
Comments
Untitled-14.jpg

(Duke)

O Journal du Dimanche (JDD), semanário publicado aos domingos na França, detonou a irresponsabilidade de Jair Bolsonaro em meio à pandemia do novo coronavírus.

Para a edição do JDD deste domingo 12/IV, não há dúvida: Bolsonaro faz "uma aposta maluca" ao focar toda a sua atenção na economia. "Quando os mortos começarem a se acumular, ele será apontado como o único responsável", afirma o brasilianista Frédéric Louault, da Universidade Livre de Bruxelas, ouvido pela reportagem.

O JDD ainda mostra os esforços de prefeitos e governadores brasileiros para explicar o isolamento de Bolsonaro. "Aos 40 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, enfraquecido por um câncer gravíssimo na cárdia (...) que a quimioterapia não consegue erradicar, instalou uma cama em seu gabinete para continuar coordenando os esforços contra a epidemia", descreve o JDD. "Ele sabe que não sobreviveria se contraísse a Covid-19", assinala o texto.

A publicação também analisou a crise gerada por Bolsonaro ao se contrapor ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Para o JDD, a credibilidade do presidente ficou ainda mais arranhada. "A maioria dos governadores e congressistas já deram às costas ao presidente. (...) Ultimamente, até o Exército, coluna vertebral do poder, se distanciou", destaca o correspondente Antoine Malo. O isolamento é tamanho que Bolsonaro chegou ao ponto de propor um jejum nacional para afastar o vírus, reporta incrédulo o JDD.

Com informações da Rádio França Internacional