Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Justiça autoriza e Conselho Nacional dos Direitos Humanos ouvirá Lula

Justiça autoriza e Conselho Nacional dos Direitos Humanos ouvirá Lula

CNDH investiga violações ao direito de defesa
publicado 10/09/2019
Comments
Sem Título-10.jpg

(Foto: Ricardo Stuckert)

A juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba (PR), deu aval nesta terça-feira 10 para que Lula seja ouvido pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), após sindicância aberta em julho para analisar a possibilidade de violação no seu direito de defesa.

O que motivou o processo de sindicância do CNDH foi a revelação, por parte do Intercept Brasil, dos escândalos que envolvem os procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato e o ex-juiz (sic) Sergio Moro, hoje ministro da Justiça de Jair Bolsonaro.

A audiência em que Lula será ouvido acontecerá na próxima terça-feira, 17 de setembro.

Valeska Teixeira Zanin Martins, advogada de Lula, confirmou em nota a autorização da Justiça:

"A defesa do ex-presidente Lula entende que será uma oportunidade para aprofundar o debate técnico sobre as denúncias de grosseiras violações de direitos humanos  que ele vem sofrendo no âmbito da operação Lava Jato. As referidas violações foram comunicadas ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas já em 2016 em um processo com amplo conjunto probatório. Hoje, o processo injusto ao qual Lula foi submetido é cabalmente comprovado pelo importante trabalho jornalístico do The Intercept e outros veículos, no que se denominou vazajato. A injustiça contra o ex-presidente Lula é um dos maiores ataques à nossa democracia.”  

Valeska T. Zanin Martins.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: