Lula à BBC: Moro fez política e agora colhe os frutos
O Conversa Afiada reproduz da versão britânica da BBC News:
O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva disse que a sua prisão teve o objetivo de impedi-lo de ganhar a eleição presidencial de 2018, vencida pelo candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro.
Em entrevista exclusiva à BBC via cartas a partir de sua cela, Lula disse que o juiz Sergio Moro "fez política, não justiça" ao sentenciá-lo.
(...) Um mês antes da eleição, um tribunal eleitoral proibiu Lula de concorrer, alegando que ele foi condenado em duas instâncias.
Àquela altura, Lula tinha uma vantagem de 20 pontos percentuais sobre seu rival mais próximo, Jair Bolsonaro, nas pesquisas de intenção de voto.
(...) 'Um plano político'
Proibido de dar entrevistas presenciais ou por telefone, Lula respondeu, via cartas, a perguntas feitas pelo jornalista brasileiro Kennedy Alencar para um documentário da BBC TV.
Nelas, Lula disse que "Bolsonaro só venceu porque não concorreu contra mim".
Lula foi condenado pelo juiz Moro a nove anos e meio de prisão por corrupção em julho de 2017, por causa de um escândalo ligado à Petrobras.
Em suas cartas, Lula argumenta que sua condenação teve motivação política.
"Fui condenado por ser o presidente de maior sucesso da República e o que mais fez pelos pobres", escreveu, referindo-se a seu alto índice de aprovação quando deixou o cargo, ao qual serviu entre janeiro de 2003 e janeiro de 2011.
"[O juiz] Moro sabia que, se agisse de acordo com a lei, teria que me absolver e eu seria eleito presidente".
"Então ele fez política, não justiça, e agora se beneficia disso", escreveu Lula, referindo-se à nomeação do juiz Moro para o posto de Ministro da Justiça pelo presidente eleito Bolsonaro.
(...) Em suas cartas, Lula também insiste em sua inocência, escrevendo que "estou preso sem motivo". Ele adverte que, "se isso pode ser feito a um ex-presidente" os direitos de todos os brasileiros estão sob ameaça.
(...)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |