Lula: Gilmar está certo e disse a mais pura verdade sobre os militares
(Ricardo Stuckert)
O presidente Lula endossou nesta quarta-feira 15/VII as palavras do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes sobre a participação de militares no Ministério da Saúde. O magistrado disse que o Exército se associa a um "genocídio", em referência à atuação do governo Jair Bolsonaro na pandemia do novo coronavírus.
"O Gilmar está certo. Ele não culpou o Exército, ele disse que o Exército, participando como está participando [do Ministério da Saúde], sem cobrar comportamento adequado do presidente da República, vai contribuir com os erros do presidente da República. Isso é a mais pura verdade e eles [militares] se ofendem", disse Lula em evento virtual com membros da Federação Única dos Petroleiros (FUP).
Lula chamou Bolsonaro de "irresponsável" por "brincar com a sociedade brasileira e com o coronavírus", ao ignorar as recomendações das autoridades de saúde e defender a retomada da economia "sem dar garantias aos trabalhadores".
"Tudo isso só aconteceu por causa da irresponsabilidade de alguém que, estando no cargo de presidente, deveria ser um maestro de uma equipe que pudesse discutir como evitar a corrosão da sociedade brasileira pelo coronavírus, mas que resolveu brincar com a sociedade brasileira e com o coronavírus e disputar com a sociedade e especialistas uma narrativa", completou.