CNJ: Lula só terá direito ao regime aberto em 2021
Ativistas na Vigília Lula Livre, em Curitiba (Créditos: Ricardo Stuckert)
O presidente Lula afirmou na última segunda-feira, 30/IX, que não irá aceitar a progressão de sua pena para o regime semiaberto: "não troco minha dignidade pela minha liberdade", disse o presidente.
Lula também confirmou que irá aguardar por resoluções favoráveis no Supremo Tribunal Federal, como o julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro - o que poderá acarretar na anulação dos processos e na declaração de sua inocência.
O presidente quer sair do prédio da PF de Curitiba pela porta da frente, sem tornozeleira eletrônica!
(Em entrevista à TV Afiada, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) afirmou que Lula tomou a decisão correta e escapou de uma armadilha dos procuradores da Lava Jato!)
A possibilidade de progressão de pena não se resume ao regime semiaberto, entretanto.
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Lula terá direito ao regime aberto - mas apenas em 22 de março de 2021.
De acordo com cálculos do CNJ em documento enviado à Vara de Execuções Penais do Paraná, é nessa data que acontecerá a progressão de regime do caso do "triplex do Guarujá".
No dia 30/IX, Lula afirmou que não aceitará barganhar seus direitos e sua liberdade: "já demonstrei que são falsas as acusações que me fizeram".
Leia a reportagem completa no Estadão.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: