Lula sobre Ciro: fico chateado. É como um amigo falando mal de mim
(Crédito: Ricardo Stuckert)
De Renato Rovai, na Revista Forum:
Antecipo um pequeno trecho da íntegra da entrevista exclusiva que fiz ontem com Lula na Polícia Federal do Paraná. O vídeo com 57 minutos será transmitido, às 21h, pelo Canal da Fórum no Youtube. Lula não fala só isso de Ciro, há um outro trecho onde conta a história do convite para ser vice e de alianças. Mas aqui já dá pra sentir um gostinho do que teremos na noite de hoje. Enquanto vou editando o texto que vai ser publicado na íntegra no site da Fórum, vou soltando umas coisinhas por aqui.
Rovai – O senhor não falou o nome do Ciro…
Lula – Eu ia falar agora. O Ciro Gomes está por aí tentando encontrar, sabe. O Ciro Gomes é engraçado. Eu adquiri um profundo respeito pelo Ciro Gomes no tempo que ele trabalhou comigo. Ele foi uma pessoa que me ajudou, que participava da coordenação do governo junto com a Dilma e o Márcio Thomaz Bastos na época do mensalão. Eu tenho um profundo respeito. Agora, politicamente, ele é meio confuso. Primeiro, porque o Ciro já trocou de 8 ou 9 partidos. Eu lembro que, em 2010, ele queria ser candidato a presidente. Eu e o Eduardo Campos fizemos uma reunião e convencemos ele a vir para São Paulo para ser governador. Ele aceitou se filiar em São Paulo, mas desceu do aeroporto e foi esculhambar o PT, eu e o Aloizio Mercadante. Então, não dá.
Rovai – O senhor fica magoado quando lê as declarações dele?
Lula – Eu fico, fico chateado. Como se uma pessoa amiga estivesse falando mal de mim. Agora, também não posso pedir para ele falar bem. Ali, quando junta ele e o Mangabeira Unger, então…
RR – Ele alega que o senhor daqui, da prisão, controlou todo o processo eleitoral…
Lula – Ele não alega nada, você não pode querer que um jogador do São Paulo vá ajudar o time do Corinthians o a ganhar do São Paulo. Você não quer que o Gabigol do Flamengo vá marcar gol contra o Flamengo porque está jogando com o Vasco da Gama. Não é assim. O Ciro Gomes era candidato, o PT também tinha candidato. E havia algumas alianças em disputa. O PT não podia falar “ó, gente, não queremos vocês”. O PT foi procurar fazer as alianças, e fez as alianças.
(...)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Ciro: "unidade é o cacete!"
- Ciro chama Haddad de "fraude" e diz que foi à Europa porque a eleição "estava perdida"
- Gleisi a Ciro: quem escolheu levar Haddad ao 2º turno foi o eleitor
- Rui Costa admite concorrer à Presidência e diz que PT devia ter apoiado Ciro
- Ciro: governo Bolsonaro trabalha para trazer o terrorismo ao Brasil!
- Dino a Haddad: a esquerda vai vencer em 2022!