Maia: Temer operou o Golpe contra Dilma!
Maia fez por Temer o que Temer não fez por Dilma (Reprodução/Agência Brasil)
No último dia 16/IX o ex-presidente Michel Temer foi o convidado do Roda Morta da TV Cultura.
Trata-se do antigo Roda Viva, aquele programa em que os entrevistadores querem falar mais que os entrevistados, ou mesmo fazer uma sabatina contra o convidado...
Na entrevista, Temer chamou o Golpe pelo seu nome correto: Golpe!
Mas também disse que não teve qualquer papel ativo no processo: "o pessoal dizia 'o Temer é golpista' e que eu teria apoiado o Golpe. (...) O ponto é esse: eu jamais apoiei ou fiz empenho pelo Golpe", afirmou.
Neste sábado 5/X, entretanto, o presidente da Câmara dos Deputados (não é "Câmera", ok, Conge?) contradisse o MT.
Foi durante um evento da revista Piauí em São Paulo.
Rodrigo Maia foi indagado pela repórter Malu Gaspar se o Congresso trabalha por uma espécie de "parlamentarismo branco" - com o presidente da Câmara ocupando o posto de primeiro-ministro não-oficial - para servir de contraponto à falta de trato de Jair Bolsonaro.
O Botafogo negou: "se eu quisesse ser presidente eu seria no lugar do Michel".
Trata-se de uma referência ao processo de impeachment contra Michel Temer, que poderia ter derrubado o então presidente em 2017. À época, Rodrigo Maia também era o presidente da Câmara dos Deputados.
"Fui responsável por não derrubar o Temer. Não seria razoável. Não tive medo, ao contrário. (...) Nove em cada dez políticos comandariam o impeachment, mas fiz o contrário. As ambições pessoais não podem estar acima do cargo", disse Maia.
Foi uma atitude diferente daquela que o próprio Temer adotou contra Dilma Rousseff: "é óbvio que o Michel operou o processo de impeachment da Dilma, mas ela ia cair de qualquer jeito", afirmou o Botafogo.
E o que Rodrigo Maia pensa a respeito de Jair Bolsonaro?
"Nos últimos meses, o presidente vem fazendo um discurso mais conciliador", disse o presidente da Câmara, antes de elogiar a política econômica do Xi! Cago Boy Paulo Guedes.
O amigo navegante do Conversa Afiada sabe que Temer é Bolsonaro e Bolsonaro é Temer.
Ao que parece, Maia também considera este um governo de continuidade...
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: