Manifestantes vão às ruas de Israel: "Bibi, vá para casa!"
(Crédito: Colchester Gazette)
Cerca de 200 manifestantes protesteram em Tel Aviv nesta sexta-feira 22/XI aos gritos de "Bibi, renuncie" e "Bibi, vá para casa". Foi o primeiro protesto para pedir a renúncia do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, após o anúncio de seu indiciamento por suborno, fraude e quebra de confiança.
Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, outras manifestações, contra e a favor do aliado de Jair Bolsonaro, são previstas para os próximos dias, em meio à maior crise política da história de Israel.
Vale lembrar que, após a eleição de 17 de setembro (a segunda em menos de seis meses), nenhum candidato conseguiu formar uma coalizão para governar; então, é grande a chance de que um novo pleito seja convocado para o início do ano que vem.
“Viemos aqui para exigir que o primeiro-ministro respeite a lei e a promotoria pública”, disse Richard Peres, organizador do ato e diretor da sede nacional do Partido Trabalhista. “Netanyahu passou de todos os limites ao ameaçar juízes”.
“Tenho certeza de que Netanyahu vai acabar na prisão. Israel ainda é um país onde a lei impera. Temos instituições fortes”, afirmou Tomer Pines, presidente da Jovem Guarda do Partido Trabalhista, citado pela Folha.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |