Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Mercadante: PT não vai fazer a autocrítica que a mídia quer!

Mercadante: PT não vai fazer a autocrítica que a mídia quer!

Ex-ministro faz balanço dos quarenta anos do partido
publicado 07/02/2020
Comments
Bessinha_PT.jpg

O ex-senador e ex-ministro Aloizio Mercadante concedeu entrevista a Fábio Zanini, da Folha de São Paulo, a propósito de um balanço da história e do legado do Partido dos Trabalhadores - que, neste fim de semana, completa quarenta anos de fundação.

Entre outros pontos, Mercadante tratou sobre a "autocrítica", um processo muito cobrado do PT tanto pelo PiG quanto por outros setores da esquerda.

"Tem dois tipos de autocrítica", disse o ex-ministro. "Uma autocrítica autoflagelante, que é a que vocês [da grande imprensa] insistem que a gente deva fazer, e uma autocomplacente, que não resolve coisa alguma".

Ele continuou: "eu acho que a autocrítica sincera nós temos de fazer internamente, corrigir as nossas propostas, apresentar ideias novas. Nós tínhamos que ter colocado muito mais ênfase nas reformas política e tributária. Na política econômica temos muita coisa para reconsiderar, rever, erros que cometemos, dificuldades que tivemos. Mas a obra que nós construímos é muito maior do que os erros, que não foram poucos, nem pequenos, que nós cometemos".

Em tempo: em novembro de 2019, o presidente Lula perguntou: "alguém cobra autocrítica do FHC?"

Em tempo2: sobre o tema, assista também à participação da jornalista Cynara Menezes na TV Afiada: "Lula já fez a autocrítica que importa! E a Globo? E o PSDB?"

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: