Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Ministro da Defesa da Bolívia se demite: balas contra o povo não são a solução!

Ministro da Defesa da Bolívia se demite: balas contra o povo não são a solução!

Crise política não se resolve aumentando o calibre da repressão
publicado 12/11/2019
Comments
Untitled-1.jpg

(Crédito: Los Tiempos)

O ministro da Defesa da Bolívia, Javier Zavaleta, apresentou publicamente sua demissão na segunda-feira 11/XI, no âmbito do golpe de Estado e das violentas repressões por parte das forças de segurança no país.

Ao divulgar sua demissão, por meio das redes sociais, o agora ex-ministro esclareceu que tanto a sua vontade quanto a do capitão-geral das Forças Armadas foi "sempre de preservar a institucionalidade" do órgão a serviço da população.

Zavaleta disse que "as balas não são a resposta ou a solução para um problema" e que, enquanto ele esteva no comando, nunca se ordenou o uso de força militar contra a população.

Carta de renuncia al cargo de Ministro de Defensa suscrita por el Sr. Javier Eduardo Zavaleta López. pic.twitter.com/EaF9FMf2NH

— Ministerio d Defensa (@mindefbolivia) November 12, 2019

"Nunca ordenamos que nossos soldados e marinheiros empunhassem uma arma contra seu povo e nunca o faremos. O Estado que construímos é uma Bolívia em que um militar encara a defesa de sua pátria ao lado de seu povo e nunca contra ele". disse Zavaleta.

Finalmente, o ex-ministro se dirigiu a quem denunciou uma suposta fraude eleitoral e ao ex-candidato da oposição à Presidência pela Comunidade Cidadã, Carlos Mesa, confirmando que "uma questão política não é resolvida aumentando o calibre da repressão".

Com informações da teleSUR TV.