Moraes pode se declarar impedido de julgar processos sobre as fake news
Em conversas reservadas, integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que seria um gesto importante o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, anunciar no plenário seu impedimento para julgar futuras ações judiciais relacionadas ao caso, uma vez que participou diretamente da produção de provas. A informação é da Folha de S.Paulo.
Segundo o jornal, a articulação nos bastidores visa sanar vícios, reduzir questionamentos e criar um consenso sobre ajustes na condução do inquérito para assegurar a formação de maioria em favor da continuidade das apurações.
O acordo que está sendo costurado tem o aval do presidente do STF, Dias Toffoli. A permissão dada na segunda-feira 2/VI por Moraes para os investigados terem acesso aos trechos dos autos que lhe dizem respeito foi vista como um sinal de que serão feitos ajustes - o que deixaria os ministros mais à vontade para votar pelo prosseguimento do inquérito.
Assim, o tribunal também daria uma demonstração de força em relação a Jair Bolsonaro, que fez duras críticas à operação desencadeada na semana passada contra blogueiros, apoiadores, empresários e parlamentares bolsonaristas.