Mourão se contrapõe aos Bolsonaros e nega golpe: "estamos no século XIX?"
(Foto 1: Marcos Corrêa/PR - Foto 2: Luis Macedo/Agência Câmara)
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse nesta quinta-feira 28/V que uma ruptura democrática está "fora de cogitação" e que "não existe espaço no mundo para ações dessa natureza".
"Quem é que vai dar golpe? As Forças Armadas? Que que é isso, estamos no século XIX? A turma não entendeu. O que existe hoje é um estresse permanente entre os poderes. Eu não falo pelas Forças Armadas, mas sou general da reserva, conheço as Forças Armadas: não vejo motivo algum para golpe", disse Mourão ao blog de Andréia Sadi no G1.
Mais cedo, como informou o Conversa Afiada, Jair Bolsonaro disse, ao comentar a ação da Polícia Federal contra o esquema bolsonarista de fake news: “as coisas têm limite (...) Acabou, porra”. Mourão, porém, disse que não viu a declaração do presidente.
Já sobre a afirmação de Eduardo Bolsonaro de que não é uma questão de se, mas quando ocorrerá uma ruptura, Mourão respondeu:
"Me poupe. Ele é deputado, ele fala o que quiser. Assim como um deputado do PT fala o que quiser e ninguém diz que é golpe. Ele não serviu Exército. Quem vai fechar Congresso? Fora de cogitação, não existe situação para isso".