No meio da tragédia, Trump suspende verba dos EUA para a OMS
(Reprodução/NBC)
Com a devastação causada pelo novo coronavírus chegando ao seu pico, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira 14/IV a suspensão do envio de verbas para a Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Hoje estou instruindo minha administração a interromper o financiamento da OMS enquanto uma revisão é conduzida para avaliar seu papel (da OMS) na severa má administração e no encobrimento da disseminação do Coronavírus", disse ele.
Ainda segundo Trump, a OMS tem problemas "do tipo que ninguém acreditaria".
Ele diz que, ainda em dezembro de 2019, havia "informações críveis" de que o vírus seria transmissível de uma pessoa para outra, mas que a OMS desprezou a gravidade da ameaça e não respondeu de maneira apropriada. "Tantas mortes foram causadas por seus erros", afirmou.
Como lembrou o jornalista Jamil Chade nas redes sociais, "Trump anuncia suspensão de dinheiro para a OMS, em plena pandemia e no momento que o mundo mais precisava de um sistema multilateral em funcionamento".
Nesta terça-feira, segundo dados da universidade Johns Hopkins, os EUA tinham 594.207 casos da Covid-19, com 25.402 mortes.