Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Novo ataque dos EUA mata médicos no Iraque

Novo ataque dos EUA mata médicos no Iraque

Menos de 24h após a morte de Soleimani
publicado 03/01/2020
Comments
Untitled-1.jpg

(Reprodução/Redes Sociais)

Novo ataque aéreo comandado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, deixou seis pessoas mortas nesta sexta-feira 3/I segundo a agência Reuters. Já de acordo com a Associated Press, cinco pessoas morreram no ataque. A Al Jazeera confirma que a autoria da ofensiva é norte-americana.

Entre os mortos, ainda de acordo com a Al Jazeera, estão médicos. Outras três pessoas estariam gravemente feridas.

O ataque, que mirava as Forças de Mobilização Popular, aconteceu na estrada de Taji, ao norte da capital do Iraque. Dois de três veículos que faziam parte de um comboio foram completamente queimados. 

Em comunicado divulgado nesta sexta, as Forças de Mobilização Popular confirmam o ataque aéreo e dizem que, embora tivesse como alvo seus membros, a ofensiva realmente atingiu um comboio de médicos ligados à organização.

"Fontes iniciais confirmam que o ataque mirou um comboio de médicos das Forças de Mobilização Popular próximo ao estádio de Taji, em Bagdá", diz o texto. O grupo afirma que nenhum de seus líderes foi morto nesta noite.

Um ataque semelhante matou na quinta-feira 2/I o general iraniano Qasem Soleimani, em ação orquestrada pelo governo dos Estados Unidos.

Em tempo: novas explosões foram registradas na cidade iraquiana de Sinjar, perto de Mossul, na noite desta sexta. É o terceiro ataque na região em menos de 24 horas. Não há registro de mortos nesta ação até o momento.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!