OAB: é injustificável que Bolsonaro esconda seus testes para coronavírus
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, disse nesta terça-feira 28/IV que é "injustificável" que Jair Bolsonaro ainda não tenha divulgado o resultado dos testes para coronavírus que realizou. Na véspera, o Estadão conquistou na Justiça Federal o direito de acessar os diagnósticos em até 48 horas.
"Em especial em uma situação de epidemia, torna-se relevante que o presidente da República seja transparente e divulgue o resultado oficial do seu exame, a exemplo do que fizeram vários líderes de países democráticos. É injustificável que não o tenha feito até agora", disse o presidente da OAB ao Estadão.
Bolsonaro já disse que o resultado dos exames deu negativo, mas se recusou até hoje a divulgar os testes. "No atual momento de pandemia que assola não só Brasil, mas o mundo inteiro, os fundamentos da República não podem ser negligenciados, em especial quanto aos deveres de informação e transparência. Repise-se que 'todo poder emana do povo' (art. 1º, parágrafo único, da CF/88), de modo que os mandantes do poder têm o direito de serem informados quanto ao real estado de saúde do representante eleito", observou a juíza federal Ana Lúcia Petri Betto na decisão de segunda-feira, ao atender ao pedido do jornal.