OMS declara: novo coronavírus é emergência internacional
(Crédito: Chinatopix)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu declarar nesta quinta-feira 30/I o novo coronavírus 2019 n-CoV como uma emergência de saúde pública de interesse internacional.
"Devemos lembrar que são pessoas, não números. Mais importante do que a declaração de uma emergência de saúde pública são as recomendações do comitê para impedir a propagação do vírus", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesusm.
A OMS ainda divulgou o nome oficial da doença causada pelo novo coronavírus: "Doença Respiratória de 2019-nCoV". Até agora, são 7.818 casos confirmados pelo mundo, sendo 7.736 na China. 170 pessoas morreram devido à infecção.
Pelo Twitter, o diretor-geral da OMS completou:
"Não sabemos que tipo de danos esse vírus #2019nCoV poderia causar ao se espalhar em um país cujo sistema de saúde seja frágil. Devemos agir agora para ajudar os países a se preparar para essa possibilidade. Por todas essas razões, eu declaro emergência de saúde pública de interesse internacional em decorrência do surto global do #2019nCoV", afirmou Tedros.
🚨BREAKING🚨
— World Health Organization (WHO) (@WHO) January 30, 2020
"For all of these reasons, I am declaring a public health emergency of international concern over the global outbreak of #2019nCoV."-@DrTedros
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |