OMS interrompe testes com hidroxicloroquina
(Redes Sociais)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira 25/V a suspensão dos testes com hidroxicloroquina em suas pesquisas para avaliar um tratamento contra a Covid-19. Segundo a coluna de Jamil Chade no UOL, a decisão saiu após a publicação, pela revista Lancet, de um mega-estudo sobre os riscos do medicamento. Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, a "pausa" nas pesquisas se manterá até que a segurança do remédio seja avaliada em detalhes.
Como informou o Conversa Afiada, uma pesquisa científica com 96 mil pacientes apontou que a hidroxicloroquina e a cloroquina não apresentam benefícios no tratamento contra Covid-19. Os resultados, divulgados na sexta-feira 22/V, mostram que também não há melhora na recuperação dos infectados, mas existe um risco maior de morte e piora cardíaca durante a hospitalização pelo coronavírus.
Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS, argumentou que, diante dessa incerteza, a opção da OMS foi pela "cautela". "Queremos usar o remédio. Mas se for seguro", disse. Ela apontou como agências reguladoras de diferentes países alertaram sobre os riscos, enquanto pesquisadores ligados à OMS também questionaram a continuação dos testes.