OMS: países só devem suspender isolamento social quando transmissão estiver sob controle
(Divulgação/OMS)
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, reforçou nesta segunda-feira 13/IV que os países só devem abandonar a estratégia de isolamento social quando a transmissão do novo coronavírus já estiver sob controle.
"A nova estratégia resume o que aprendemos e traça o caminho a seguir. Inclui os seis critérios para os países que consideram o levantamento de restrições. Todo país deve implementar um conjunto abrangente de medidas para diminuir a transmissão e salvar vidas, com o objetivo de alcançar um estado estável de transmissão de baixo nível ou sem transmissão", afirmou em entrevista coletiva.
São esses os seis critérios definidos pela OMS:
1) que a transmissão esteja controlada;
2) que as capacidades do sistema de saúde possam detectar, testar, isolar e tratar todos os casos e rastrear todos os contatos;
3) que os riscos de surtos sejam minimizados em contextos específicos, como unidades de saúde e asilos;
4) que medidas preventivas existam em locais de trabalho, escolas e outros lugares onde é essencial que as pessoas sigam atuando;
5) que os riscos de importação possam ser gerenciados;
6) que as comunidades sejam totalmente educadas, engajadas e capacitadas para se ajustarem à "nova norma".
"Sabemos que encontrar precocemente casos, testar, isolar o cuidado de todos os casos e rastrear todos os contatos é essencial para interromper a transmissão. A descida é muito mais lenta que a subida. Isso significa que as medidas de controle devem ser suspensas lentamente e com controle", ressaltou.