PCdoB não quer milícia do Moro na Esplanada
Indígenas em frente ao Congresso para entregar lista de demandas aos parlamentares, outubro de 2013. O Moro não quer que cena se repita... (Créditos: Wilson Dias/Ag. Brasil)
O Conversa Afiada reproduz nota do PCdoB:
Projeto vai pedir suspensão de Portaria de Moro para conter manifestações
O vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), apresentou, nesta quarta-feira (17), na Câmara dos Deputados, um Projeto de Decreto Legislativo para sustar os efeitos da Portaria 441/2019, do ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, sobre uso da Força Nacional de Segurança na Esplanada dos Ministérios.
De acordo com o autor, a medida imposta pelo atual ministro desvirtua o papel do programa. “É um desses absurdos que precisam ser combatidos e explicados”, afirmou Jerry. “Vou requerer à Comissão de Direitos Humanos e Minorias a convocação do ministro para que ele explique a questão”.
“O ministro exorbita do poder, ao pretender estabelecer um estado de defesa e intervenção federal na Esplanada dos Ministério, quando a Constituição, no art. 49, IV, está dito que essa é uma competência exclusiva do Congresso Nacional”, completou.
A decisão, anunciada hoje, visa conter as manifestações na Praça dos Três Poderes e na Esplanada dos Ministérios, a fim de “garantir a preservação da integridade física das pessoas, do patrimônio público e dos prédios da União”. O prazo para validade da medida é de 33 dias, a contar a partir desta quarta-feira.
Além de solicitar esclarecimentos à Comissão da Câmara, o deputado também assinará outro requerimento de Convocação para que Moro compareça no Plenário da Casa para se manifestar sobre o assunto.
Em tempo: segundo o Gabinete de Segurança Institucional, a Força Nacional irá "desencorajar a violência" de manifestantes indígenas e de movimentos sociais que acontecerão nos próximos dias na Esplanada dos Ministérios.
Em tempo2: o deputado Márcio Jerry também apresentou projeto de lei que torna crime a apologia à tortura e a defesa do Regime Militar.