Políticos e artistas lançam manifesto pela Democracia
Reprodução: Twitter/Eduardo Moreira
Mais de seis mil personalidades brasileiras - entre artistas, políticos e empresários - lançaram neste sábado 30/V o movimento "Estamos Juntos" - um manifesto em defesa da Democracia, das medidas de isolamento por conta da pandemia do coronavírus, das liberdades individuais e da imprensa livre.
O documento pede que "os representantes e lideranças políticas exerçam com afinco e dignidade seu papel diante da devastadora crise sanitária, política e econômica que atravessa o país" - um recado claro, portanto, à péssima gestão de Jair Bolsonaro.
O manifesto também lembra: "somos mais de dois terços da população do Brasil (...). Somos muitos, estamos juntos, e formamos uma frente ampla e diversa, suprapartidária, que valoriza a política e trabalha para que a sociedade responda de maneira mais madura, consciente e eficaz aos crimes e desmandos de qualquer governo".
O texto é assinado por personalidades de diversos campos políticos - dos psolistas Guilherme Boulos, Marcelo Freixo e Jean Wyllys até o jurista Miguel Reale Jr. - um dos autores do pedido de impeachent que levou ao golpe contra a presidenta Dilma Rousseff - e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Também neste sábado, as redes sociais foram tomadas pela hashtag #Somos70porcento - termo cunhado no Twitter pelo economista Eduardo Moreira.
O mote da campanha foi inspirado por recentes pesquisas de opinião sobre o governo Bolsonaro: "70% rejeitam aproximação ao Centrão. 70% acham Bolsonaro Pessimo/Ruim/Regular. 70% apoiam medidas de isolamento. Mais de 70% sabem que a terra é redonda. #Somos70porcento", publicou na rede social.
"O problema do Brasil é que os 70% se sentem como 30% e os 30% como 70%. É hora de agir com coragem", completou o economista.
Em tempo: leia o texto completo do Manifesto "Estamos Juntos" no site oficial da campanha.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: