Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Prefeito diz que hospitais de NY param em dez dias

Prefeito diz que hospitais de NY param em dez dias

Brito: imagine em outros lugares... Aqui, inclusive
publicado 22/03/2020
Comments
Untitled-32.jpg

(Reprodução/Tijolaço)

Por Fernando Brito, do Tijolaço - Por estar atento desde janeiro à agora pandemia do coronavírus, ouvi de muita gente que era “alarmismo”. Depois, por afirmar que os EUA eram “a bola da vez” da epidemia, também houve que achasse que isso era “ideológico”.

Pois os últimos números revelam que os Estados Unidos já são o segundo maior caso de pessoas contaminadas, com 32 mil casos, sendo 7 mil deles apenas hoje. E um número que vai subir, porque a contagem é incompleta, por usar-se a hora de Greenwich (GMT) como convenção para a contagem.

Nem a Espanha, cujo drama estamos vendo nos jornais, tem tantos casos.

A situação é aterrorizante em Nova York, onde estão metade dos casos, e o prefeito Bill De Blasio foi hoje à CNN colocar data na catástrofe:

“Se não conseguirmos mais respiradores nos próximos 10 dias, morrerão pessoas que não precisariam morrer. É simples assim . Para ser franco, acho que estamos a 10 dias da falta generalizada de suprimentos realmente fundamentais – respiradores, máscaras cirúrgicas – o que é absolutamente necessário para manter os hospitais funcionando”.

É claro que a saúde e as vidas dos norte-americanos é tão importante quanto a de qualquer outro cidadão do mundo. Mas se isso acontece com o coração do país que é o centro do mundo, terá consequências maiores.

Aqui, inclusive.