PT: TSE rasga a Lei para pegar o Lula
O Conversa Afiada reproduz nota oficial do Partido dos Trabalhadores (PT), assinada pela presidenta nacional do partido, Gleisi Hoffmann:
JULGAMENTO NO TSE É MAIS UMA DISCRIMINAÇÃO CONTRA LULA
Ao incluir de última hora, na pauta da sessão extraordinária desta sexta (31), o julgamento do registro do candidato Lula, o Tribunal Superior Eleitoral comete mais uma violência judicial contra Lula e o povo que quer elegê-lo presidente.
O julgamento feito às pressas passa por cima de ritos previstos na lei, como as alegações finais, diferentemente do que ocorreu com outras candidaturas impugnadas, como as de Geraldo Alkmin e Jair Bolsonaro, baluartes do golpe do impeachment.
A defesa de Lula, protocolada ontem à noite, tem cerca de 200 páginas contendo provas e argumentos que certamente não foram lidos com a devida atenção pelos ministros, dada a evidente falta de tempo para tal.
Setores do Judiciário brasileiro vêm tratando Lula de forma parcial e discriminatória, inclusive nas cortes superiores. Contra ele, tudo se torna possível, até os mais flagrantes atropelos ao direito de defesa, às normas processuais, à Constituição.
Lula tem direito de ser candidato, conforme a lei brasileira e por determinação do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que o estado brasileiro tem de cumprir. O povo brasileiro tem o direito de votar em que melhor o representa. E o Judiciário tem de fazer valer esses direitos.
Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT
Em tempo: a propósito desse julgamento, o Conversa Afiada publica a observação de atento amigo navegante:
O desembargador Leandro Paulsen, revisor do processo do Lula, já entrou para a história ao ler 250 mil páginas em 6 dias. Isto é, ele leu 2 mil páginas por hora, sem dormir, durante 6 dias. A defesa de Lula protocolou quase à meia-noite de ontem um documento de 200 páginas no TSE. Os ministros passaram a noite lendo o documento, para colocar hoje em pauta o registro da candidatura de Lula?