Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Repúdio a Bolsonaro atinge 53% no Nordeste

Repúdio a Bolsonaro atinge 53% no Nordeste

Reprovação subiu após Jair Messias falar em "governadores de 'paraíba'"...
publicado 12/08/2019
Comments
Nordeste.jpg

Reprodução

pesquisa XP/Ipespe divulgada na sexta-feira, 9/VIII, mostrou que a reprovação do governo Jair Bolsonaro está em alta em todo o país: segundo levantamento realizado no início deste mês, 38% dos brasileiros consideram a administração do Jair Messias ruim ou péssima.

Trata-se de um aumento considerável em relação à primeira pesquisa do XP/Ipespe, realizada em janeiro. Na ocasião, o índice de rejeição estava em apenas 20%. 

O novo levantamento foi realizado entre os dias 5 e 7 de agosto - portanto, duas semanas após o Jair Messias se referir a João Azevêdo (PSB-PB) e Flávio Dino (PCdoB-MA), pejorativamente, como "governadores de 'paraíba'".

(A propósito, leia também no Conversa Afiada: "Dino: tem um insano no comando do País!")

Guilherme Amado, na Época, mostra o impacto que a declaração preconceituosa de Bolsonaro teve em sua aprovação no Nordeste:

Em janeiro, Bolsonaro tinha 33% de ótimo ou bom, 31% de regular e 26% de ruim ou péssimo, segundo os entrevistados nos nove estados nordestinos. Outros 11% não souberam ou não opinaram.

Na nova medição, Jair Messias tem 20% de ótimo ou bom, 24% de regular e incríveis 53% de ruim ou péssimo! Apenas 3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

A rejeição a Bolsonaro também cresce nas demais regiões do Brasil: no Norte, passou de 16% em janeiro para 37% em agosto. No Sul, de 13% para 33%. No Sudeste, de 22% para 33%. E, no Centro-Oeste, passou de 10% para 27%.

Em tempo: o XP/Ipespe é um instituto de pesquisas privado. Portanto, não adianta o Jair Messias falar que não acredita nos números ou ameaçar demitir o diretor, como fez com o Inpe...

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: