Ricupero: "não há esperança para o Brasil enquanto este governo estiver no poder"
Créditos: Roque de Sá/Ag. Senado
O jurista, historiador e diplomata Rubens Ricupero concedeu entrevista neste sábado 20/VI ao portal Metrópoles.
Ricupero, que foi Ministro da Fazenda durante o governo Itamar Franco, comentou os ataques promovidos por Jair Bolsonaro contra a reputação internacional do Brasil.
"A imagem do Brasil no exterior quase que não existe mais, de tão enlameada que está", afirmou. "Esse último ato, de indicar o ex-ministro Weintraub para o Banco Mundial, é uma espécie de pá de cal".
Ele continua: "eu nunca vi uma coisa dessa em minha vida. Nem na época do governo militar ocorreu uma indicação tão desqualificada ou que se parecesse remotamente com essa".
Para Ricupero, o presidente Jair Bolsonaro é o chefe de estado mais criticado em todo o mundo: "não há país que tem imagem pior que o Brasil. Como governante, até dois anos atrás, o pior era o presidente das Filipinas [Rodrigo Duterte]. Mas o Bolsonaro já o superou de longe. Se alguém quiser dizer que eu estou errado é só me mostrar quem é mais desprezado, mais odiado, mais criticado do que ele. Não há".
O ex-ministro também comentou a possibilidade de um impeachment de Jair Bolsonaro: "O que o posso dizer é que não há esperança para Brasil enquanto este governo estiver no poder". E continuou: "ralvez seja muito difícil o país se recobrar depois de mais dois anos e meio disso. Vai ser mais destruição, mais sofrimento. Espero ainda que algumas coisas não sejam irreversíveis, mas podem ser".
Leia a entrevista completa no portal Metrópoles.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |