STJ suspende processo contra Temer por lavagem de dinheiro
(Reprodução/Redes Sociais)
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, suspendeu a tramitação de uma ação penal em São Paulo na qual o ex-presidente ilegítimo Michel Temer é acusado de lavagem de dinheiro.
O processo ficará parado até a Quinta Turma do tribunal decidir se esse caso pode se juntar a outro, que tramita na Justiça Federal de Brasília. Nesse, Temer é acusado de participar do chamado "quadrilhão do MDB". A informação é do portal G1.
Na análise em primeira instância, a Justiça Federal em São Paulo concordou com a união dos processos, mas os procuradores que atuam no caso recorreram e o TRF-3 decidiu manter as ações em varas distintas.
Ao conceder a liminar, Noronha argumentou que a decisão do TRF-3 era ilegal e poderia prejudicar a defesa de Temer.
O processo sobre lavagem de dinheiro tramita na 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo e se refere ao pagamento de R$ 1,6 milhão pela reforma na casa de Maristela, uma das filhas de Temer. O pagamento teria sido intermediado pelo coronel João Baptista Lima Filho, o famigerado Coronel Lima.
Além desse caso e do processo do "quadrilhão", Temer ainda é réu em uma ação penal na 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, por corrupção e peculato em um esquema na Eletronuclear.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |