Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Submisso aos EUA, Brasil deixa de apoiar plano da ONU para cooperação contra coronavírus

Submisso aos EUA, Brasil deixa de apoiar plano da ONU para cooperação contra coronavírus

"I love you, Trump" - Bolsonaro
publicado 21/04/2020
Comments
Untitled-11.jpg

(Alan Santos/PR)

Somente Brasil, Estados Unidos e outros 12 países deixaram de apoiar uma resolução aprovada na segunda-feira 20/IV pela ONU que busca cooperação internacional para garantir o acesso global a medicamentos, vacinas e equipamentos médicos para combater a pandemia do novo coronavírus.

Se um único país apresentar objeções à resolução dentro do prazo de avaliação, ela é derrubada. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, cada país pode endossar a proposta como patrocinador ou copatrocinador. Países que não escolhem uma dessas opções mas também não apresentam objeções à resolução estão, em tese, apoiando o texto.

Na prática, deixar de expressar uma posição clara sobre a questão demonstra falta de entusiasmo. E esse foi o caso do Brasil.

O texto da resolução "reafirma o papel fundamental" da ONU na coordenação de uma resposta global à pandemia e "reconhece o papel de liderança crucial desempenhado pela Organização Mundial da Saúde".

Diz a Folha: "apesar de os EUA não terem apresentado objeções à resolução adotada nesta segunda, a Folha apurou que o país buscou uma articulação com outros Estados-membros para não ser o único a deixar de endossar a resolução. O Brasil foi um dos convocados para aderir a essa coalizão".