The Guardian escolhe Democracia em Vertigem como um dos melhores documentários para entender 2020
O jornal britânico The Guardian apontou Democracia em Vertigem, da cineasta brasileira Petra Costa, como um dos 20 melhores documentários para entender 2020.
Segundo o veículo, o documentário que traz os bastidores do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, em 2016, adverte sobre a ascensão da extrema direita no país. O Guardian também comparou o avanço autoritário no Brasil com o clima nos Estados Unidos e na Inglaterra.
"A recente notícia de que o presidente de extrema direita Jair Bolsonaro havia testado positivo para coronavírus não recebeu, exatamente, uma onda global de simpatia; o relato arrepiante e bem construído de Petra Costa sobre sua ascensão ao poder não vai aquecer seu coração. Em um aspecto, é uma explicação densa e apaixonada de uma mudança política que tem sido difícil de seguir apenas nas manchetes, mas que também possui ressonância universal: o clima público conturbado evocado aqui será reconhecido pelos cidadãos dos Estados Unidos de Trump ou da Grã-Bretanha de Boris Johnson", argumenta o Guardian.