TJMG mantém condenação, mas não manda Azeredo para a cadeia
(Crédito: Aroeira)
Do G1:
A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve, na tarde desta terça-feira (24), a condenação do ex-governador e ex-senador Eduardo Azeredo (PSDB) no julgamento de recurso sobre decisão da segunda instância. A decisão teve o placar de 3 votos a 2. Dois desembargadores votaram pela absolvição.
Os magistrados também decidiram manter a decisão do julgamento de segunda instância de só autorizar o mandado de prisão contra Azeredo quando se esgotarem os recursos desta instância. A defesa do tucano pode ainda pedir embargos declaratórios, questionando a decisão desta terça-feira. Este último recurso não muda mais a sentença de condenação.
Os cinco desembargadores da 5ª Câmara Criminal analisam um recurso chamado embargos infringentes. Esse recurso foi apresentado pelos advogados de Azeredo depois de o tribunal manter a condenação do tucano em agosto do ano passado. O ex-governador foi condenado em primeira instância em dezembro de 2015.
De acordo com a denúncia, o mensalão tucano teria desviado recursos para a campanha eleitoral de Azeredo, que concorria à reeleição ao governo do estado, em 1998. Ele nega envolvimento nos crimes.
(...)