Trump deve permanecer na presidência
Do G1:
O Senado dos Estados Unidos encerra nesta quarta-feira (5) o julgamento do impeachment de Donald Trump, e a expectativa é de que ele seja absolvido e mantido na presidência.
Para que Trump seja afastado do cargo, é necessário que dois terços dos 100 senadores (ou seja, ao menos 67 deles) votem nesse sentido, mas atualmente 53 são republicanos, e nenhum indicou que irá votar contra a posição de seu partido - o mesmo do presidente.
Embora tenha recebido o processo da Câmara no dia 16 de janeiro, o Senado começou realmente o julgamento na semana seguinte, no dia 21. Tanto a acusação quanto a defesa tiveram um período de 24 horas cada, divididas em três sessões, para apresentar seus argumentos.
Em seguida, foi realizada uma etapa de perguntas e respostas e, em uma votação no dia 31 de janeiro, foi rejeitada a proposta de convocação de novas testemunhas, o que teria prolongado o julgamento.
O impeachment de Donald Trump foi aprovado pela Câmara em 18 de dezembro, e ele se tornou o terceiro presidente do país a passar pelo processo. Nos dois casos anteriores (veja abaixo), os acusados foram absolvidos no Senado.
(...)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |