Vem aí a CPMI para investigar o crime da Vale em Brumadinho!
(Charge: Klévisson Viana)
Deputados e senadores reuniram assinaturas mais do que suficientes para instaurar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar o crime da Vale em Brumadinho, Minas Gerais.
Até o momento, 224 deputados e 32 senadores assinaram o requerimento para a instalação da Comissão - o mínimo necessário era de 171 deputados e 27 senadores.
Cabe agora ao Presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, do DEM do Amapá, ler o requerimento em plenário.
Isso deve acontecer na semana que vem e, na sequência, os parlamentares formarão a CPMI.
Outra informação importante que vem da Câmara é a de que o deputado federal Rogério Correia, do PT de Minas Gerais, encaminhou requerimento ao Ministério Público do estado para defender a prisão preventiva de diretores da Vale.
Diz o deputado no documento:
Requeiro seja encaminhado ao MP/MG solicitação para que se observe a necessidade de prisão preventiva de dirigentes da Vale, por ocultação de provas, pois mantêm a tese de "acidente", nada esclarecendo sobre erros e responsabilidades da empresa na tragédia de Brumadinho.
O requerimento pode ser avaliado pela Procuradoria Geral do Estado na próxima terça-feira, 19/II.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |