video

Você está aqui: Página Inicial / video / 2010 / 05 / 06 / Lula entrega em Suape 1° navio que o Brasil produz em 13 anos

Lula entrega em Suape 1° navio que o Brasil produz em 13 anos

publicado 06/05/2010
Comments

 

Como se sabe, FHC fez naufragar a indústria naval brasileira.

Pouco antes de ganhar em 2002, Lula prometeu que cancelaria uma compra da Petrobrax em um estaleiro asiático.

Ganhou, cancelou e remontou a indústria naval brasileira.

Leia abaixo matéria publicada no Blog da Petrobrás:

 

Transpetro lança navio ao mar nesta sexta-feira

 

A Transpetro, subsidiária da Petrobras para transporte e logística, lança nesta sexta-feira (7/5), em Pernambuco, o primeiro navio do Programa de Modernização da Frota (Promef). A embarcação, do tipo Suezmax, tem 274 metros de comprimento e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo.

Este é o primeiro navio petroleiro construído no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras em mais de 13 anos, período em que a indústria naval brasileira praticamente desapareceu dos radares, após ser a segunda maior fabricante mundial nos anos 1970. A partir do Promef, um dos principais projetos estruturantes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), os estaleiros nacionais se modernizaram e novas unidades de produção, como o Atlântico Sul, surgiram no País. Hoje, o Brasil já possui a quarta maior carteira de navios petroleiros do mundo.

“O lançamento ao mar do primeiro navio do Promef é um fato histórico. Atravessamos uma verdadeira epopéia para chegarmos a esse ponto. Quando iniciamos o programa, a desconfiança era enorme. Mas este ano, com os primeiros navios sendo lançados, veremos a prova real do acerto e da força do Promef, que entra agora em uma nova etapa, inclusive porque já estamos trabalhando para lançar a sua terceira fase”, afirma o presidente da Transpetro, Sergio Machado.

O Promef já gerou 15 mil empregos diretos. Este número chegará a 40 mil. Em suas duas primeiras fases, o programa prevê a construção de 49 navios no Brasil, dos quais, 46 foram licitados e 33 já contratados. Os três últimos estão fase final de licitação. Em junho, será lançado ao mar o segundo navio do programa, desta vez no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ).

 

Clique aqui para ver como Suape é uma revolução em Pernambuco